Mulheres de Honra
Mulheres de Honra
Mensagem:

MARIA DE FÁTIMA COELHO E CASTRO
LEGISLATURAS
1ª de 2013 a 2016 - 2ª de 2017 a 2020
Biografia
Maria de Fátima Coelho e Castro é natural de Morro da Garça/MG, onde reside. Casada com José Maria de Castro Matos, com quem tem três filhos e dois netos. Formada em Letras com especialização nesta área e em Gestão de Patrimônio Cultural, com vários cursos e oficinas na área de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo.
Iniciou sua vida profissional na Educação, em 1974, trabalhando em escolas públicas em Morro da Garça e Curvelo e, posteriormente, na Superintendência Regional de Ensino de Curvelo onde atuou no setor pedagógico e coordenou vários projetos educacionais, aposentando em 2009.
Em Morro da Garça, cedida pelo Estado ao município no ano de 1993 iniciou um trabalho cultural visando ao fortalecimento da identidade local, à sensibilização da população e valorização do lugar por meio da cultura e da literatura. A partir de 2001, junto ao poder público participou efetivamente da preservação das tradições locais, idealizou semanas de cultura, espaços culturais, mostra de cinema e implementou projetos para a disseminação da cultura e da literatura Rosiana, por ser Morro da Garça cenário do conto “O Recado do Morro” do célebre escritor João Guimarães Rosa. Neste mesmo ano, envolvida com a educação e com as artes iniciou o projeto Escolinha que com o apoio da Associação existente e do poder público, evoluiu e se transformou no PROFAAC – Projeto de Formação e Aprendizagem do Adolescente e da Criança.
Em 2003, participou da criação da Escola Estadual Prefeito Walter Coelho da Rocha, sendo a primeira diretora, cedida pela SRE Curvelo.
Incentivou e contribuiu com a implementação da Política Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Morro da Garça, no ano de 2001, atuando como colaboradora, envolvendo jovens estudantes no trabalho de pesquisa e inventário dos bens culturais; anos depois prestou consultoria em alguns municípios da região.
Foi membro da equipe idealizadora do Circuito Turístico Guimarães Rosa, único circuito literário do Estado, criado em 2003, do qual foi presidente até 2009; pelos trabalhos prestados, foi contemplada com a Medalha Guimarães Rosa, no ano de 2006, no município de Cordisburgo.
Foi assessora na Secretaria de Estado de Turismo, de 2004 a 2007, atuando junto ao poder público, entidades locais e regionais e comunidade em geral, visando ao desenvolvimento do turismo e à valorização da cultura como balizadora do desenvolvimento local e regional.
Amante da literatura Rosiana foi também membro da equipe de pesquisa para a Exposição de Longa Duração do Museu Casa Guimarães Rosa de Cordisburgo e da pesquisa na região para a realização do filme “Mutum” quando, posteriormente acompanhou o protagonista no lançamento do filme em vários locais e no Berlinale - Festival de Cinema de Berlim (Alemanha); participou de seminários e conferências de turismo, cultura e literatura, dentre elas a Conferência Internacional Portugal Literário, na Universidade de Letras de Lisboa, Portugal, em junho de 2015; assegurou a presença de mestres da cultura e contadores de estórias locais nos seminários estaduais de turismo, conferências e simpósios, dentre eles no SIMBRAVISA - Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, divulgando assim o município e as ações culturais desenvolvidas por ele.
Foi Secretária de Turismo e Meio Ambiente do município de Presidente Juscelino e prestou consultoria para desenvolvimento da Política de Preservação do Patrimônio Cultural nos municípios de Monjolos e Santo Hipólito.
Idealizadora e responsável pela realização dos Encontros de Arte e Cultura ao Pé da Pirâmide do Sertão, do Festival Sertão Saber e Sabor, do 1º Encontro de Contadores de Estórias, da Primavera Musical, da Mostra Mutum de Cinema. Idealizou em sua monografia de especialização em Gestão de Patrimônio Cultural o projeto Casa da Cultura do Sertão cuja inauguração aconteceu em Novembro/2008.
Foi presidente por alguns mandatos da Associação dos Amigos da Casa da Cultura do Sertão de Morro da Garça, realizando projetos de música, bordados, contação de estórias e cartografia rosiana, em parceria com UFMG, grupo de leitura da USP, grupo Teia de Aranha/SP; Charitas Brasil, etc; apoiando também projetos relevantes de outras entidades dentre eles “Caminhos de Rosa”. Contribuiu também com a criação da Casinha da Cultura do Sertão e da Rádio Comunitária Ciranda FM.
Como ativista cultural participou dos programas: Globo Rural, Globo Repórter e Terra de Minas, divulgando seus espaços e atividades realizadas. Atualmente é membro da diretoria da entidade.
Vereadora no município de Morro da Garça por dois mandatos, 2013 à 2020, atuou visando à melhoria da qualidade de vida da população; ao desenvolvimento cultural, artístico e literário dos adolescentes e jovens; ao crescimento do comércio local; à ampliação da atratividade turística para a geração de emprego e renda para a população local. Por sua atuação foi contemplada com o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2018.
Finalizou seu mandato contemplando os feirantes com recursos de emenda parlamentar concedida pelo deputado federal Jaime Martins para construção da Feirinha com espaço adequado para comercialização dos seus produtos e melhor acolhimento ao público. Finalizou também com outra relevante proposta que foi o projeto de criação de Honrarias cujos nomes são em homenagem a pessoas que muito fizeram pela educação, pela assistência social e pela cultura: Medalha “Padre Leite”; Diploma “Professora Angélica Maria Leite Coelho”’; Diploma “Professora Doralice Leite Rocha”; Diploma “Professora Maria José dos Santos - Dona Mariinha”; Diploma “Professora Maristela Alves Coelho Silveira”. Honrarias estas a serem concedidas a pessoas que se destaquem na valorização e na promoção da educação, da cultura e do bem-estar social visando à qualidade de vida da população de Morro da Garça.
É membro da Academia Curvelana de Letras e do Rotary Club Norte - Curvelo. Foi agraciada pelo trabalho desenvolvido com o prêmio Notáveis do Ano e Expressão Cultural de Minas Gerais e recentemente foi contemplada com a Comenda Guimarães Rosa concedida pela Câmara Municipal de Curvelo.